Desafio de colorimetria. E quando não sai do jeito adequado?

O que fazer quando a cor que a gente planeja não sai do jeito que você tem de expectativa?

 

É um dos principais problemas que vemos no salão de beleza. A cliente vem com suas expectativas, divide suas necessidades e desejos, chega inclusive a trazer fotos e imagens de suas vontades sobre as cores e processo que quer para seu cabelo, mas quando o processo de colorimetria termina, vixi... Nada deu certo... O que fazer neste momento?

Existem soluções diversas de curto e médio prazo... E estas soluções dizem respeito exclusivamente a você. Por isso eu elaborei 5 dicas pra você entender como resolver isso de forma rápida e se precaver para não repetir esse estresse dentro de sua clientela...

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1) SUPORTE O ESTRESSE NA HORA DO CONFLITO - Isso significa ser resiliente... Uma palavra muito comum no mundo do empreendedorismo, mas pouco evocada no nosso universo de beleza. No entanto, esta palavra é muito importante para você não agravar a situação delicada. Resiliência é a nossa capacidade de sofrer pressão, principalmente de situações negativas ou ações incômodas, mas não perder a cabeça com isso... Significa que ser resiliente no nosso caso e suportar a frustração sem perder a serenidade. Pode até ficar nervosa com a situação, mas contenha sua frustração entendendo que você precisa resolver o problema. Nada de ficar culpando os outros, você é detentor da solução. Pense com calma e entenda como acalmar inclusive sua cliente que deve estar espumando de raiva. A resiliência inclusive faz a nossa cliente confiar ainda mais em nós, profissionais do cabelo que estão ali para trazer só benefícios pra ela mesma.

2) PEÇA AJUDA PARA ALGUÉM QUE VOCÊ CONFIA - Conselhos sempre são muito legais. Chame um parceiro seu ou mestre que esteja perto. No entanto, não faça disso uma conferência. Sua cliente não precisa entender que você está precisando de conselhos. Também não faça consultas de forma clandestina. Tudo é com naturalidade. Troque ideia com alguém que você confie e entenda o que pode ser refeito dentro do processo. É válido correr na internet também e dar uma consultada no meu canal do Youtube. Lá sempre tem dúvidas recorrentes dos cabeleireiros que estou sempre respondendo. É uma alternativa pra você também solucionar problemas recorrentes que sejam práticos.

3) MANTENHA SUA AGENDA ABERTA PARA FAZER CURSOS - Nada na vida é tão importante quanto nossa capacidade de estar sempre em constante aprendizado. Aprendemos com nossos erros, com nossos acertos, com nossos amigos, com nossos parceiros, com nossos fornecedores... Aprendemos direto. Agora precisamos entender que o aprendizado precisa estar em nossa agenda. Você está agendando cursos? Você acompanha as redes sociais de pessoas que possam te trazer conhecimento sobre sua profissão? Isso é importante para diminuir a taxa de erros. Fique atento para feiras, eventos, workshops presenciais e virtuais. Hoje em dia com a internet tudo está a nosso alcance, basta ter boa vontade e planejamento para estar em constante processo de aprendizado. Ainda mais em colorimetria que é fundamental para grande parte das vontades de nossas clientes.

4) REFAÇA AQUILO QUE ACHA SER NECESSÁRIO PARA ENCONTRAR O RESULTADO QUE SUA CLIENTE DESEJA - Nada de corpo mole. Nada de culpar a agenda para faturar mais... Uma cliente insatisfeita é 20 clientes que você não consegue atingir depois com o marketing negativo. Enquanto uma cliente positiva te indica para 3 ou 4 clientes novas, o efeito negativo atinge até 30 vezes mais. Cuidado pra não demonstrar desinteresse no resultado de nossa cliente e acabar com aquilo que tanto luta em seu cotidiano, credibilidade. Certo? Refaça o processo com confiança na solução e também administrando sua agenda para não comprometer os horários dos outros cleintes que vem logo em seguida. Peça ajuda. Sempre bato nesta tecla, cabeleireiro que não tem amigos para auxiliar suas dificuldades sofre demais com isso. Parcerias são interessantes para administrar situações delicadas.

5) APRENDA COM OS ERROS - Deu errado, tudo bem. Respire fundo e bola para frente, mas aprenda com o erro. Entenda onde aconteceu o pecado e não repita. Um ou dois erros por conta do mesmo motivo é suportável, mas sempre estar errando é terrível. Sua produtividade cai drasticamente e você inclusive deixa de faturar dinheiro, porque precisa refazer o processo, gasta produtos, gasta tempo e gasta credibilidade. Não repita erros. Não se permita a isso. Quem é o grande juiz de sua profissão é você mesmo. Portanto, corra atrás da solução.

 

Espero que ajude estas dicas entendendo que você sempre pode encontrar também conteúdo em minhas redes sociais, além daqui no meu site e no canal do Youtube.

 

Alejandro Valente

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